sábado, 5 de março de 2011

Quer um cafezinho?/Do you want a little coffee?


Olha o que ando fazendo no meu carnaval... E parece que a família está aumentando


Após quase não conseguir dormir à noite, acordando sobressaltada com os urros de foliões entrecortando o silêncio do Morro do Desterro, alucinados de tanta bola(descendo do "Carmelitas" e depois subindo para o "Céu na Terra"), melhorei meu humor com estes cafezinhos. Não são cute? Acho que vou mudar meu nome para Mari Felts.

Não posso deixar de registrar uma frase, ou melhor, um berro, que acabo de ouvir daqui do claustro. Era só ligar um gravador para registrar tantas pérolas. Um garoto gritou: "Olha, até as lâmpadas aqui são diferentes"! É isso, Santa Teresa virou um parque temático para os garotos drogaditos da Zona Sul... Teve um que urrou de manhã: "Maconha"! Já que não são vistos em suas vidas encapsuladas na Zona Sul do Rio, talvez aqui nessas estreitas ruelas históricas de Santa Teresa eles recobrem esta esperança. Fiquei sabendo que um desses garotos subiu na fachada de um prédio aqui perto e caiu lá de cima, quebrando a cabeça. Está no hospital.

Mas não se preocupem, leitores, o carnaval vai passar. Infelizmente a barbárie, não. Contra ela, há que se produzir muitas xicarazinhas de feltro.

sexta-feira, 4 de março de 2011

Blocos



A chuva caiu e veio lavar a cerveja e o xixi que escorrem ladeira abaixo... ladeira do convento de Santa Teresa por onde sobem e descem foliões num ritmo frenético, agora um pouco menos frenético, porém mais bêbado. Eles nem precisam mais de músicas e marchinhas, pois estas hordas bárbaras de garotões e patricinhas saradas têm suas próprias palavras de ordem, ligadas invariavelmente ao tema "fase anal". Desculpem leitores, mas não dá para engolir toda essa mercantilização e empobrecimento da cultura popular. Fiquei velha? Talvez.

Essa foto eu tirei de manhã, do meu terraço. O Carmelitas só saiu de tarde, porque agoras os blocos anunciam um horário falso para despistar as multidões, ora ora. No meu tempo os blocos passavam nas ruas e a gente ía atrás cantando e sambando. Agora, no carnaval evento-mercantil, os foliões aguardam ordeiramente a saída dos blocos, como observou a antropóloga Adriana Fernandes. Eles nem sempre saem, mas pouco importa.

Enquanto isso, eu aqui Carmelita enclausurada com muito gosto, fazendo artesanias! Salve, salve!

quarta-feira, 2 de março de 2011

caderno encapado2

caderno encapado2 by Simply Mari
caderno encapado2 a photo by Simply Mari on Flickr.
Experimentei agora o caderno encapado definitivo, colado na encadernação...

Acho que sou um pouco melhor com agulha e linha do que com cola...
que lambança! Mas até que, para o primeiro, ficou bonitinho, com um toque carnavalesco...

Tem também manta acrílica por baixo, para dar o toque fofucho.