sexta-feira, 4 de março de 2011

Blocos



A chuva caiu e veio lavar a cerveja e o xixi que escorrem ladeira abaixo... ladeira do convento de Santa Teresa por onde sobem e descem foliões num ritmo frenético, agora um pouco menos frenético, porém mais bêbado. Eles nem precisam mais de músicas e marchinhas, pois estas hordas bárbaras de garotões e patricinhas saradas têm suas próprias palavras de ordem, ligadas invariavelmente ao tema "fase anal". Desculpem leitores, mas não dá para engolir toda essa mercantilização e empobrecimento da cultura popular. Fiquei velha? Talvez.

Essa foto eu tirei de manhã, do meu terraço. O Carmelitas só saiu de tarde, porque agoras os blocos anunciam um horário falso para despistar as multidões, ora ora. No meu tempo os blocos passavam nas ruas e a gente ía atrás cantando e sambando. Agora, no carnaval evento-mercantil, os foliões aguardam ordeiramente a saída dos blocos, como observou a antropóloga Adriana Fernandes. Eles nem sempre saem, mas pouco importa.

Enquanto isso, eu aqui Carmelita enclausurada com muito gosto, fazendo artesanias! Salve, salve!

2 comentários:

  1. Hola gracias por tu comentario en mi blog.
    Muy bellos y alegres los "cadernos encapados"
    Que tengas un lindo fin de semana.

    ResponderExcluir
  2. It's good that you are making good use of your time being "stuck" at home! The book looks really good. I do hope that you get to go out and about soon though, Stephie x

    ResponderExcluir