terça-feira, 12 de outubro de 2010

como fazer um boneco de pano: PAP

Como prometido no dia das crianças meu presente para vocês será um Passo a Passo (PAP). Vamos aprender a fazer um boneco?

Sugiro que se comece com feltro, pois é um tecido bem fofo e não desfia. Na verdade ele não possui uma trama, é um monte de lã prensada. Então você vai precisar de um pedaço maior de feltro e de retalhos também (por isso nunca se joga fora as sobras do tecido) para fazer os detalhes.


Os outros materiais:

- manta acrílica ou outro enchimento disponível, fofo, como algodão (podem se desmanchar almofadas... heheh...)
- botões (opcional)
- linhas coloridas, de preferência perlê, para bordar, mas se não tiver coloca fio duplo de linha de costura.
- tesouras (o ideal é ter uma pra papel e outra para tecido, para que não percam o corte; uma tesoura pequena é bom para arremates)
- alfinetes
- agulha (uma grande, de bordado, com ponta, é a melhor para esse trabalho)
- papel e lápis macio. (Se o feltro for escuro pode se marcar com lápis clarinho ou sobra de sabonete - sabe aquele sabonete que fica fininho?)


1) O primeiro passo é a criar uma forma simples. Você pode se inspirar em gravuras e objetos do seu cotidiano, ou procurar na net e dar asas à sua imaginação. Eu gosto de lidar com coisas que acho na rua, como foi o caso desse molde de gatinho. É legal você ter um caderninho para ficar desenhando despretensiosamente no seu dia-a-dia e daí podem surgir criações inspiradas.






Com um lápis macio vá desenhando, podendo usar o próprio objeto como molde, mas lembre-se de fazer o desenho um pouco maior, incluindo a margem de costura (1 cm mais ou menos). Você pode errar bastante, fazendo novos traçados com outras cores, até ficar na forma que você deseja.

2) Recorte o molde.


3) Transfira o molde para o tecido.


Aqui eu tenho duas dicas:

a) Aproveite bem os tecidos. Ao invés de desenhar no meio, desenhe perto da margem.
b) Na hora de fazer o segundo desenho, as "costas", vire o molde do lado contrário. (na verdade só me dei conta disso hoje, heheh) Isto porque senão depois você não terá como esconder a marca do lápis, virando-a para o lado de dentro. Há também quem prefira já cortar os dois lados ao mesmo tempo. Outra opção é alfinetar o desenho no tecido. O lance é experimentar e encontrar a melhor forma pra você.

4) Agora corte o tecido.



5) Agora é uma hora bem divertida em que o boneco começa a ganhar vida. Vamos escolher suas feições, seus enfeites... Isso para quem for costurá-los. Quem for colar pode deixar esta parte pro final.


Procure combinações de cores, aproximando tonalidades e também pensando nos contrastes e no claro-escuro. Você pode experimentar várias opções antes de se decidir e costurar. Optei por dois botões e um pedaço de feltro em forma de triângulo pro nariz e vou costurar tudo.

6) O pontinho.


Esse é um segredinho do feltro. Você prende a linha dando um nó no avesso, mas pegando apenas tecido suficiente para prendê-lo, sem que saia do outro lado. É assim que terminam e começam todas as costuras no feltro.

Vou prender os botões-olhos, o nariz e fazer o focinho e os bigodes, tudo com pequenos pontinho simples de bordado. (Você pode marcar com pequenos pontinhos à lápis o local exato).

Olhar o avesso de vez em quando é bom pra ver se não embolou:


O ponto-atrás. Ele é chamado assim porque você vai bordando de frente pra trás. Se a gente simplesmente bordasse em linha reta não ia dar certo pois um ponto desfaz o outro. Experimente. :-)


7) Boneco já com cara, agora é costurar! O ponto mais fácil é chamado pesponto. Vamos lá?
Vejam que eu ainda coloquei mais uns enfeitinhos na gata.

Agora o truque:


Cuide só para os pontos não ficarem muito abertos se não o enchimento vai ficar saindo, ok?

8) Deixe uma abertura no final para o enchimento. Você pode encher com a ajuda de um lápis ou palito de churrasco ou agulha de tricô. Encha até ficar bem fofo.


Depois acabe de fechá-lo e dê o nó no arremate final, de preferência que fique escondido na beiradinha virado para dentro (você pode empurrá-lo delicadamente com ajuda da agulha de ponta à cabeça).

9) E
voilà:


E aqui uma opção mais fácil, para quem não quiser costurar os detalhes, pode colar pedaços de feltro com cola para tecido ou cola quente:




Gostaram? Qualquer dúvida não exitem em deixar comentários que eu respondo, tá?

Feliz dia das Crianças!

PS: Agradecimentos à fotógrafa netuniana Drica Fernandes.

Um comentário: