sábado, 17 de julho de 2010

A Arte no Uso de Si

Pare de ler este post por uns segundos e volte sua atenção para si. Como estão seus pés? Onde se apóiam? Suas pernas? Como você está sentado? Tem um bom apoio? Como está o pescoço, os ombros, as mãos? Onde se apóiam seus cotovelos? Quais as sensações?

São percepções simples assim que podem fazer toda diferença. Principalmente pra quem trabalha usando o computador e a máquina de costura. Pois ao usarmos estas máquinas, temos o nosso corpo acoplado a elas e isto por vezes nos leva a posturas que nos fazem muito mal (nesse sentido penso na péssima relação entre laptop e pescoço). Isso tudo a médio e longo prazo pode causar lesões e outras complicações.

Na verdade, ao fazermos qualquer coisa, estamos sempre fazendo uso de nós mesmos. Então não basta aprender a usar o computador ou a máquina de costura, mas também aprender a fazer um bom uso de si. Tem arte nisso, de não se adaptar ou se submeter aos comandos de uma máquina ou atividade, nem tampouco submetê-las, mas conseguir um equilíbrio, ou equilibrismo.

Como na costura, nosso corpo também é feito de tecidos e delicadas fibras, que precisam ser cuidados. O fantástico é que ele faz isso por si só, basta um pouco de técnica e atenção, nem precisa de óleo singer. Um bom professor, claro, ajuda e muito a despertar esses processos internos, alimentados cotidianamente por pequenas pausas, que podem ser tão curtas como o tempo de dar uma olhada num blog.

Foi a isso que me dediquei hoje, na oficina A Arte no Uso de Si Mesmo, do professor Geovaldo, que nos ensinou alguns pontos da técnica de Alexander, com muita seriedade, leveza e humor. Foi uma manhã muito agradável e continuo com ela reverberando, sentada nos isquios enquanto escrevo. :-)

Vai haver outras oficinas da técnica durante o ano. Em agosto, a professora Ângela Câmara (que é minha professora maravilhosa da técnica há um ano e meio mais ou menos) vai ministrar a oficina: "Parar antes de agir: A busca do ponto tranquilo no mundo em movimento". Veja mais em: Centro de Estudos da Técnica de Alexander.

E deixo também o link do blog do Geovaldo, que é o máximo mesmo. :-)
A Arte no Uso de Si Mesmo

Um comentário:

  1. Conhece a Joana que trabalha com a t'ecnica Alexander? Uma ruiva?

    ResponderExcluir