sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Presentinhos

Lembram desse gatinho? É uma outra versão daquele do PAP, só que em tecido e costurado com ziguezague na máquina. Pra não desfiar muito você passa cola nas bordas...






Essa semana depois do meu primeiro PAP aqui no blog, me empolguei. Umas das coisas mais legais quando a gente começa a fazer crafts é poder presentear as pessoas queridas. E como vou fazer uma visita familiar este final de semana, preparei estes regalos.

Aqui a o assento para cadeira que alguém adorou para tirar uma soneca depois da farra. Esse projeto é bom pra treinar as costuras retas:


Um bom final de semana, queridos leitores!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

como fazer um boneco de pano: PAP

Como prometido no dia das crianças meu presente para vocês será um Passo a Passo (PAP). Vamos aprender a fazer um boneco?

Sugiro que se comece com feltro, pois é um tecido bem fofo e não desfia. Na verdade ele não possui uma trama, é um monte de lã prensada. Então você vai precisar de um pedaço maior de feltro e de retalhos também (por isso nunca se joga fora as sobras do tecido) para fazer os detalhes.


Os outros materiais:

- manta acrílica ou outro enchimento disponível, fofo, como algodão (podem se desmanchar almofadas... heheh...)
- botões (opcional)
- linhas coloridas, de preferência perlê, para bordar, mas se não tiver coloca fio duplo de linha de costura.
- tesouras (o ideal é ter uma pra papel e outra para tecido, para que não percam o corte; uma tesoura pequena é bom para arremates)
- alfinetes
- agulha (uma grande, de bordado, com ponta, é a melhor para esse trabalho)
- papel e lápis macio. (Se o feltro for escuro pode se marcar com lápis clarinho ou sobra de sabonete - sabe aquele sabonete que fica fininho?)


1) O primeiro passo é a criar uma forma simples. Você pode se inspirar em gravuras e objetos do seu cotidiano, ou procurar na net e dar asas à sua imaginação. Eu gosto de lidar com coisas que acho na rua, como foi o caso desse molde de gatinho. É legal você ter um caderninho para ficar desenhando despretensiosamente no seu dia-a-dia e daí podem surgir criações inspiradas.






Com um lápis macio vá desenhando, podendo usar o próprio objeto como molde, mas lembre-se de fazer o desenho um pouco maior, incluindo a margem de costura (1 cm mais ou menos). Você pode errar bastante, fazendo novos traçados com outras cores, até ficar na forma que você deseja.

2) Recorte o molde.


3) Transfira o molde para o tecido.


Aqui eu tenho duas dicas:

a) Aproveite bem os tecidos. Ao invés de desenhar no meio, desenhe perto da margem.
b) Na hora de fazer o segundo desenho, as "costas", vire o molde do lado contrário. (na verdade só me dei conta disso hoje, heheh) Isto porque senão depois você não terá como esconder a marca do lápis, virando-a para o lado de dentro. Há também quem prefira já cortar os dois lados ao mesmo tempo. Outra opção é alfinetar o desenho no tecido. O lance é experimentar e encontrar a melhor forma pra você.

4) Agora corte o tecido.



5) Agora é uma hora bem divertida em que o boneco começa a ganhar vida. Vamos escolher suas feições, seus enfeites... Isso para quem for costurá-los. Quem for colar pode deixar esta parte pro final.


Procure combinações de cores, aproximando tonalidades e também pensando nos contrastes e no claro-escuro. Você pode experimentar várias opções antes de se decidir e costurar. Optei por dois botões e um pedaço de feltro em forma de triângulo pro nariz e vou costurar tudo.

6) O pontinho.


Esse é um segredinho do feltro. Você prende a linha dando um nó no avesso, mas pegando apenas tecido suficiente para prendê-lo, sem que saia do outro lado. É assim que terminam e começam todas as costuras no feltro.

Vou prender os botões-olhos, o nariz e fazer o focinho e os bigodes, tudo com pequenos pontinho simples de bordado. (Você pode marcar com pequenos pontinhos à lápis o local exato).

Olhar o avesso de vez em quando é bom pra ver se não embolou:


O ponto-atrás. Ele é chamado assim porque você vai bordando de frente pra trás. Se a gente simplesmente bordasse em linha reta não ia dar certo pois um ponto desfaz o outro. Experimente. :-)


7) Boneco já com cara, agora é costurar! O ponto mais fácil é chamado pesponto. Vamos lá?
Vejam que eu ainda coloquei mais uns enfeitinhos na gata.

Agora o truque:


Cuide só para os pontos não ficarem muito abertos se não o enchimento vai ficar saindo, ok?

8) Deixe uma abertura no final para o enchimento. Você pode encher com a ajuda de um lápis ou palito de churrasco ou agulha de tricô. Encha até ficar bem fofo.


Depois acabe de fechá-lo e dê o nó no arremate final, de preferência que fique escondido na beiradinha virado para dentro (você pode empurrá-lo delicadamente com ajuda da agulha de ponta à cabeça).

9) E
voilà:


E aqui uma opção mais fácil, para quem não quiser costurar os detalhes, pode colar pedaços de feltro com cola para tecido ou cola quente:




Gostaram? Qualquer dúvida não exitem em deixar comentários que eu respondo, tá?

Feliz dia das Crianças!

PS: Agradecimentos à fotógrafa netuniana Drica Fernandes.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

dia das crianças



Em homenagem ao dia das crianças, que se aproxima, aí vai a foto das mais novas garotas nascidas.
:-)
Essa do meio é a Frida, que veio lá do Canadá, feita pela Norma, que já fez novas amigas aqui no Brasil.




Amanhã vai rolar o meu primeiro passo-a-passo em homenagem ao dia das crianças. Um boneco de pano pra quem nunca costurou - nível iniciante. Preparados?

sábado, 9 de outubro de 2010

Ins Pirações



Eu gosto muito de trabalhar com o acaso. São mensagens que nos chegam do cosmos. Sincronicidades.
Estão sempre presentes, mas nem sempre estamos atentos.
Hoje eu recebi dois corações de presente e resolvi completar a série.

Primeiro foi uma migalha da minha torrada que caiu no chão e depois foi a folha de alumínio lacrando a lata de leite ninho que saiu em forma de coração! O coração de feltro vermelho na verdade eu já tinha feito há um tempo... heheh... será que o trigo e o alumínio se inspiraram na lã?

Ins-pirações!?

Corações...

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Aprendizado do Patchwork: dicas



Fiz essa almofada para uma troca craft do flickr. Foi também uma oportunidade de praticar a emenda dos quadrados, antes de encarar o projeto do painel maior. O segredo é mesmo marcar as linhas de costura com o máximo de precisão e também usar alfinetes para juntar os quadrados no lugar certinho (dica da Regina do Criar com Tecidos) e praticar, praticar. É preciso também observar o lado avesso. Ver o lado pra onde viram as margens de costura, para não aparecer a sombra: a dica é virar pro lado do tecido mais escuro. Isso eu não acertei muito ainda, mas os próximos ficarão melhores. É uma soma de vários detalhezinhos, mas a coisa mais importante mesmo é a paciência para desfazer e refazer váaaarias vezes até ficar bom. :-))




Dona Almofadinha no sofá novo aqui de casa.