segunda-feira, 19 de abril de 2010
domingo, 18 de abril de 2010
céu de domingo
sexta-feira, 16 de abril de 2010
quinta-feira, 15 de abril de 2010
bordado boa-noite
Tem tanto tempo que não posto nada no blog que nem sei se tenho ainda leitores. Espero que não tenham desisistido de mim. Fim das férias, produção do festival de cine-rebelde... aos poucos vou entrando nesse outro ritmo e volto a postar, colocando como meta mais realista umas duas boas postagens por semana.
Tenho assunto acumulado para vários posts, mas escolho uma notícia fresquinha para os crafters de plantão. Hoje fui à inauguração de uma exposição de bordados de mulheres da Ilha do Ferro, que fica em Alagoas. Elas inventaram um ponto chamado boa-noite. Tem o boa-noite flor, o boa-noite simples, o cheio e o variado. Só os nomes já são lindos. É um trabalho muito delicado e complexo, em que se desfiam os fios do tecido de linho ou cambraia e sem marcação alguma, bordam-se padrões simétricos. Uma peça pequena demora uns quatro dias para ser produzida.
Eu comprei um pano de bandeja azul, lindo, com os pontos boa-noite flor e boa noite simples. Amanhã de dia tiro uma foto. Só não tenho é bandeja!
A exposição fica até 23 de maio, no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, na rua do Catete 179 (ao lado do museu da repúbica). Um bom programa é apreciar os trabalhos e depois passar por dentro do Centro e ir tomar um café nos jardins do Museu da República. E além do trabalho das bordadeiras, tem também esculturas em madeira e outros trabalhos do acervo, com peças à venda.
Agradeço a minha amiga Patrícia Azevedo, pesquisadora e escritora do catálogo, pelo convite.
Assinar:
Postagens (Atom)